7 Dicas de Segurança Digital

7 Dicas de Segurança Digital

Atualmente vivemos em mundo amplamente conectado. Já se foi o tempo em que acessávamos a internet somente por um computador. Hoje, além dos computadores, temos celulares e outros gadgets que nos proporcionam conectividade em praticamente qualquer hora e lugar.

Com toda esta versatilidade que a internet nos oferece, podemos pagar nossas contas, fazer compras, contratar serviços, efetuar transferências bancárias, mandar e-mails, contatar pessoas, etc. Tudo isso com muita facilidade e nenhuma preocupação…

Será mesmo?

Com o aumento de pessoas conectadas, aumentou também o número de vítimas de vírus, golpes, e outras ameaças virtuais. De maneira proporcional ao crescimento de usuários da rede, vieram as ameaças digitais.

Os criminosos digitais estão usando técnicas cada vez mais sofisticadas em seus ataques. Um exemplo disso foi o recente grande ataque do Ransomware WannaCrypt (mais conhecido como WannaCry), que criptografou os dados de milhares de máquinas afetadas, pedindo um resgate em Bitcoin, para que os dados fossem recuperados. Além disso, o vírus se espalha por toda a rede em que a máquina está inserida, vitimando empresas inteiras. Estima-se que mais de 400 mil computadores foram infectados, incluindo computadores de hospitais, do governo, de empresas, entre outros. Como este, há vários outros tipos de vírus, fazendo cada vez mais e mais vítimas.

Segurança Digital: Como se Proteger na Internet?

Para tentar evitar esses tipos de dor de cabeça você deve pensar que a utilização de um bom antivírus já basta. Mas lamento informar que não. Independentemente da existência de um antivírus, muitos desses softwares maliciosos conseguem se instalar na máquina, e até mesmo desabilitam e inutilizam os programas antivírus do usuário, para que não sejam detectados.

Mas esse não é o fim! Veja estas dicas para você não cair mais em armadilhas digitais:

Use Antivírus

Sim, eu disse que antivírus não basta. Mas isso não significa que ele seja dispensável. Mantenha um antivírus, mesmo que seja gratuito, sempre atualizado e ativo. Se possível faça também varreduras periódicas em seu sistema.

Firewall

Mantenha o firewall do seu computador ativo, ou, caso seu computador faça parte de uma rede corporativa, certifique-se de que o firewall está configurado e sem portas desnecessárias abertas. Muitos invasores, se utilizam de portas abertas no firewall para invadir redes, podendo assim, roubar dados e infectar máquinas.

Links de E-mails

Preste sempre atenção ao receber e-mails não solicitados. Tenha sempre certeza de sua procedência antes de clicar em alguma coisa, seja um link, uma imagem ou um anexo. Os cibercriminosos costumam utilizar-se de engenharia social para levar as pessoas a clicarem em seus links infectados. E basta geralmente apenas um clique para ter a máquina infectada. Falsos e-mails de bancos são comuns nesse tipo de ataque.

Mantenha o Sistema Operacional Atualizado

Essa, com certeza, é uma das dicas de segurança digital mais importantes. Com o sistema atualizado, você provavelmente estará seguro quanto aos ataques que utilizam brechas no sistema, que provavelmente será corrigida em alguma atualização. Configure seu computador para fazer atualizações em um período que você não costuma utilizá-lo.

Computadores Compartilhados

Cuidado ao usar computadores compartilhados, seja de um amigo, de uma lan-house, da escola, faculdade ou outra instituição. Fique sempre atento para não salvar senhas, deixar contas abertas, entre outros. Tenha em mente também que o computador já pode estar infectado (em escolas e faculdades, a maioria está).

Tome cuidado também ao plugar pen drives. Se possível, utilize um serviço de armazenamento na nuvem, como Dropbox, Google Drive e OneDrive, já que é mais difícil para o vírus se propagar nestes ambientes.

Faça Backup dos Arquivos

Se você tem arquivos muito importantes armazenados em um computador, então essa dica pode ser extremamente útil. Mantenha uma cópia de seus arquivos armazenados em algum suporte que não esteja ligado à internet, como HDs externos (ou até internos, se estes não estiverem plugados no computador), CDs, Pen Drives, entre outros.

Armazenamento em nuvem também é uma solução, porém evite a sincronização automática. Se algo acontecer aos seus dados, a cópia virtual também será afetada.

Redes Sociais

Ultimamente tornou-se comum golpes pelas redes sociais, como Facebook e WhatsApp. Mais uma vez utilizando-se de engenharia social, os criminosos convencem as pessoas de clicarem em links maliciosos, ou até mesmo que direcionam os usuários para páginas que pedem informações sensíveis  em troca de uma suposta recompensa.

Se tiver dúvida, sempre dê uma pesquisada antes de realizar uma ação. Muitas vezes, através do Google, você encontra relatos de outras pessoas que já passaram pela mesma situação, evitando assim, dores de cabeça.

Seguindo essas dicas, será muito difícil seu dispositivo pegar vírus, ser atacado ou ter seus dados roubados. O usuário é sempre o melhor antivírus. Por isso, mantenha-se atualizado, pesquise e leia notícias sobre segurança digital. Na maioria das vezes os cibercriminosos usam da desinformação, para enganar.

Apesar dos perigos, a internet continua sendo um lugar de muita informação e conhecimento. Você não deve ter receio de usa-lá. Basta seguir estas dicas de segurança digital e você estará protegido.

Publicado por na(as) categoria(as) Triscele.

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

dezenove − dezoito =

Que tal Realizar o seu Diagnóstico de Acervo?

É Simples, Gratuito e 100% Online!

chat seta
fale com a Tríscele