O Livro de Registro de Inventário constitui-se em uma das responsabilidades de um museu. É por meio dele que a instituição mantém registrado os objetos pertencentes ao seu acervo.
O Livro de Registro de Inventário é um processo que identifica os bens culturais que entram ou saem do museu. Isso tudo para gerar um controle das transações tanto de bens próprios quanto ao trânsito de bens temporários.
O museu deve possuir dois Livros de Registro de Inventário. Um livro para os objetos incorporados ao acervo e outro para os objetos depositados. O museu também deve providenciar cópias deles, guardadas em local seguro e fora do museu, para a sua segurança.
A Documentação Museológica é um conjunto de técnicas realizadas pelo museu, sob coordenação do museólogo responsável. O registro em livro é apenas uma das etapas de todo o processo de Documentação Museológica.
O Livro de Registro de Inventário e a Legislação
O Estatuto de Museus, em sua Seção II, que diz respeito ao Regimento Interno e às áreas Básicas dos Museus, trata especificamente do Livro de Registro de Inventário:
Art. 39. É obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventários.
Elaborando o Livro de Registro de Inventário
O Livro de Registro possui características físicas próprias:
- Livro encadernado
- Termo de Abertura
- Termo de Encerramento
- Folhas com linhas e divisões verticais
- Páginas numeradas sequencialmente e rubricadas pelo diretor do museu
- A escrita deve ser feita com tinta permanente
É importante observar que estas regras foram estabelecidas há décadas e ainda hoje são seguidas. Contudo, vivemos na era da Ciência da Informação, onde a inserção e o uso das tecnologias é cada vez mais crescente e necessária. Nesse sentido, podemos pensar em novas formas de se elaborar o Livro de Registro de Inventário, utilizando-se do computador.
A Tríscele tem desenvolvido projetos de Documentação Museológica e uma das nossas características é o desenvolvimento de soluções modernas para os museus. Foi pensando nisso que criamos o Sylloge, um software para gerenciamento de acervo museológico que preserva as informações em uma plataforma 100% online de modo personalizado, eficiente e seguro.
O Sylloge é uma ferramenta de gestão, de catalogação e de informatização dos objetos do museu. Uma vez que são inseridas as informações em sua plataforma, é possível de se gerar toda a documentação que o Estatuto de Museus sugere, tais como a Ficha de Registro, a Ficha de Localização e o Livro de Registro de Inventário.
Fale Conosco Agora via WhatsApp