É estranho fazer uma declaração como “Quanto mais tráfego você tiver, mais vendas você fará“. Parece que e-Commerce soa mais simples que realmente é, certo? Mas de fato, isto é verdade.
Quanto mais tráfego sua loja receber, mais receitas você gerará. Mesmo se sua taxa de conversão for de 1%, você terá aumentos exponenciais na receita entre 100 e 100.000 visitantes. Então se você procura arrecadar mais com vendas online, a primeira coisas que você precisa fazer, é aumentar o tráfego.
Hoje, nós vamos lhe mostrar como exatamente o aumento do trafego irá acarretar também na elevação da renda. Através de formulas matemáticas simples, você irá apreender a calcular a receita esperada com o aumento de visitantes na loja.
Vamos começar entendendo o quão próximos estão, o trafego e sua receita.
Como estão relacionados a receita e o tráfego de sua loja virtual?
Para aqueles que são novos no e-Commerce, nós vamos explicar o quão próxima está a relação do tráfego e receita do seu site, e também qual sua ligação com a taxa de conversão. (Se você já tem conhecimentos sobre taxa de conversão, pule esta parte).
A taxa de conversão de sua loja é basicamente a porcentagem de visitantes que fazem uma ação desejada – em seu caso, a “ação desejada” é provavelmente, a “conversão” de um visitante em um comprador. Então se a cada 100 visitantes em sua loja, 5 compram algo, você terá uma taxa de conversão de 5%.
Resumidamente, sua taxa de conversão aumenta e diminui em paralelo ao seu tráfego. Sua taxa de conversão provavelmente permanecerá estável, mesmo que seu tráfego salte de 100 para 1.000 visitantes por mês. Essa não é uma ciência exata, mas geralmente você pode esperar que essa taxa irá se manter consistente, se o ambiente for o mesmo.
Seguindo esta linha de pensamento, você será capaz de prever como a receita do seu site irá aumentar juntamente com o tráfego. Considerando que você tenha em mãos, o valor do Ticket Médio em sua loja, isto é fácil. Se a taxa de conversão for de 5% e o Ticket Médio for de R$ 50,00, para 100 visitas, teremos R$ 250,00 de receita. Mas se em vez disso, tivermos 1.000 visitantes, com a mesta taxa de conversão, teremos uma receita de R$ 2500!
Agora que descobrimos de que forma o tráfego está relacionado com a receita, vamos calcular qual o trafego necessário para você ganhar mais dinheiro.
Primeiro passo: Encontre seu tráfego mensal, taxa de conversão e Ticket Médio
Considerando que você já esteja usando o Google Analytics em sua loja, seu primeiro passo é achar esses três valores únicos:
- Sua média mensal de visitas (sessões);
- A taxa de conversão de sua loja;
- E o ticket médio (valor médio que cada cliente gasta na loja).
Para obter o primeiro número, existem diversas maneiras, mas a mais fácil provavelmente será abrindo o Google Analytics e indo em “Público”, e em “Visão Geral”. O Google chama as visitas do seu site de “Sessões”, esta é a primeira informação que você precisará anotar.
Por padrão você verá os dados dos últimos 30 dias. Para uma média mais precisa, é recomendável utilizar os dados de pelo menos 3 meses (quanto mais melhor). Comece selecionando uma data customizada e dívida o total de sessões pelo número de meses. Se você obteve 500.000 sessões nos últimos 6 meses, você terá como resultado, mais ou menos 83.000 sessões por mês.
Para obter a taxa de conversão e Ticket Médio, vá até “Conversões”, “Comércio Eletrônico”, então clique em “Visão Geral”. Você receberá os dois dados nesta mesma tela. Novamente, você pode mudar o período para obter uma média desses valores, dos últimos 30 dias, 90 dias, etc. O período que você preferir, mas a diferença aqui é que o Google irá automaticamente lhe entregar uma média. Sinta-se livre para definir seu próprio espaço de tempo ao examinar os dados da sua loja. Apenas tenha certeza de usar o mesmo período de tempo para obter cada uma das três métricas.
Você tem os dados em mãos? Então vamos começar a calcular.
Como calcular a receita estimada, baseando-se no aumento de tráfego
Aqui está a fórmula que vamos usar para este cálculo:
(Tráfego x Taxa de Conversão) x Ticket Médio = Receita mensal estimada
Resumindo, você vai multiplicar sua média de sessões mensais pela taxa de conversão para obter um novo valor: o número estimado de visitantes que realizarão uma conversão. Então você multiplicará esse valor pelo Ticket Médio. Este último será a sua receita mensal estimada, em reais. Difícil? Vamos ver alguns exemplos práticos.
Veja como será o calculo no seguinte caso:
Uma loja tem 5.000 visitantes por mês, uma sua taxa de conversão de 5% e Ticket Médio de R$ 40,00.
(5.000 x 0,05) x R$40,00 = R$10.000/mês
Isso significa 250 conversões valendo R$ 40,00 cada. Nada mal!
Agora, o que acontece se essa mesma loja tivesse mais 1.000 visitantes mensais?
(6.000 x 0,05) x R$ 40,00 = R$12.000/mês
Isso é 50 conversões a mais, com a mesma taxa de conversão de 5%, que geraria uma receita extra de R$ 2.000 mensais.
Agora tente inserir seus próprios valores nessa fórmula. Simule um tráfego maior e veja como visitantes adicionais podem aumentar a sua receita. Você se surpreenderá com a receita que 500 ou 1.000 sessões a mais podem geral.
Como aumentar o tráfego pode ajudá-lo a atingir metas
Um excelente aspecto dessa fórmula é que você pode usá-la para estimar como o tráfego extra vai ajudar seu site ao longo do tempo. Além disso você pode determinar exatamente quanto tráfego você precisa para alcançar uma meta de receita que você definir.
Vamos usar o exemplo anterior. A loja com 5.000 visitantes e R$ 10.000 de receita mensal irá resultar em R$ 120.000 por ano. Mas aumentando seu tráfego em 1.000 sessões por mês resultaria num adicional de R$ 2.000 por mês… gerando uma renda anual de R$ 144.000. Uma diferença significante!
E se o dono da loja quiser ganhar R$ 200.000 por ano? Tudo que precisa ser feito é quebrar esse número para uma meta mensal – de R$ 16.700 – e então fazer o cálculo para descobrir o número de visitas necessárias para alcançar o objetivo. Nesse caso, um acréscimo de 3.500 visitas sobre o número existente:
(8.500 x 0,05) x R$ 40 = R$ 17.000/mês (ou R$ 204.000/ano)
Novamente, tente substituir os valores dessa fórmula pelos seus próprios números. E veja como você pode alcançar suas próprias metas com o tráfego adicional.
O que acontece se seu ticket médio também aumentar
Claro, isso assumindo que seu ticket médio e taxa de conversão não mude.
Esse não é sempre o caso. Se você está otimizando a sua loja virtual enquanto traz mais tráfego, você certamente vai realizar ações que podem potencialmente motivar os clientes a gastarem mais, como recomendações personalizadas ou pacotes de produtos.
Você pode sempre atualizar o ticket médio em seus cálculos, determinando como o aumento desse valor pode impactar em sua receita. Basta apenas trocar esse número pelo novo, mudando ou não suas visitas mensais, e ver a mágica acontecer.
O que acontece se o ticket médio da sua loja com 5.000 visitantes, saltar de R$ 40,00 para R$ 45,00?
(5.000 x 0,05) x R$ 45 = R$ 11.250/mês
As mesmas 250 visitas continuam resultando em vendas, mas esses R$ 5,00 adicionais são somados a elas.
Agora junte esse acréscimo com outras 1.000 visitas:
(6.000 x 0,05) x R$45 = R$ 13.500/mês
Isso resulta em R$ 3.500 extras por mês e R$ 42.000 por ano. O bastante para você contratar um funcionário!
O que acontece se sua taxa de conversão aumentar
Finalmente, você também pode ajustar a taxa de conversão de sua loja e ver como o aumento da conversão pode impactar em sua receita.
Como por exemplo, se as 5.000 visitas mensais de sua loja tiveram um aumento de 5% para 6% de taxa de conversão, então veremos isso:
(5.000 x 0,06) x R$ 40,00 = R$ 12.000/mês
São 300 compras a 6% em vez das 250 resultantes dos 5% – um extra de R$ 2.000 por mês. Agora vamos tentar combinar a taxa de conversão incrementada com mais 1.000 visitantes:
(6.000 x 0,06) x R$ 40,00 = R$14.400/mês
Isso são 360 conversões – 110 a mais do que quando essa simples loja começou – e R$ 4.400 a mais por mês de receita. Isso aumenta rápido!
Próximo passo: foco no aumento do tráfego
Agora que você já sabe quanto a mais de renda sua loja pode conseguir com o aumento do tráfego, o próximo passo, obviamente, é conseguir mais tráfego. Para tanto, a Tríscele dispõem de serviços de Otimização para Motores de Busca. Fazemos ajustes e acompanhamentos em seu site ou loja, para que este alcance as primeiras posições nos resultados do Google.
Isso é extremamente importante, pois muito provavelmente a grande maioria do tráfego da sua loja virá por pesquisas efetuadas no Google.
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