O Plano Museológico é um espelho do museu e é, ao mesmo tempo, o reflexo do que o museu quer e pretende chegar a ser.
O Plano Museológico é o documento que fortalece e reafirma a importância do museu em todos os aspectos, tanto em sua imagem externa como nas metas e estratégias a serem conhecidas e compartilhadas. Alçado em um conjunto de Programas e Projetos, consonantes às diretrizes e leis museológicas vigentes, é dever de todo museu elaborar e implementá-lo.
O Plano Museológico é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de todos os trabalhos desenvolvidos pelo museu, estabelecendo a sua visão, a sua direção e os seus caminhos.
Por seu caráter político, técnico e administrativo, trata-se de um instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação do museu na sociedade. A elaboração do Plano Museológico baseia-se em diagnóstico completo da instituição, levando em conta os pontos fortes e frágeis, as ameaças e oportunidades, os aspectos socioculturais, políticos, técnicos, administrativos e econômicos pertinentes à atuação do museu.
Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como fundamenta a sua criação ou fusão, constituindo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação dos museus na sociedade.
Um Plano Museológico é, por sua vez, memória e futuro da instituição. É um instrumento que contribui para o fortalecimento institucional e potencializa a gestão do museu, sempre contemplando em oferecer ao seu público um serviço de qualidade. E um documento concreto e breve, de caráter útil e prático, com vigência entre três e cinco anos, e com vocação global que cumprem todos os aspectos da instituição.
A TRÍSCELE atua na execução de diagnósticos museológicos que por conseguinte darão o aporte teórico e metodológico para a elaboração do Plano Museológico da instituição.
Fale Conosco Agora via WhatsApp
Para saber mais: conheça o Plano Museológico do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner (2016 – 2012), clicando aqui.