Há 5 anos, o Google introduziu o Gerenciador de Tags do Google (Google tag Manager), uma ferramenta que tornaria os comerciantes menos dependentes de desenvolvedores e que, portanto, aceleraria seu processo de comercialização. O Gerenciador de Tags do Google evoluiu ao longo dos anos tornando-se uma ferramenta mais completa e fácil de usar. Aqui eu procurarei explicar porque você deve começar a usá-lo hoje mesmo, caso você já não use.
Antes de começar a introdução ao Gerenciador de Tags do Google, eu quero dar algumas palavras de aviso. O Gerenciador de Tags é uma fermenta poderosa, e como qualquer ferramenta poderosa, ela deve ser usada com cuidado. Não adicione tags apenas porque parecem atraentes para você e que você não entende muito bem o que é. Por exemplo, você pode colocar uma tag que possa prejudicar seu site porque o código não é seguro. Ou usar uma tag que influencie seu rastreamento de dados. Se você não tem certeza ou está em dúvida sobre uma tag, procure alguém que saiba JavaScript para lhe ajudar. Por sorte, o Gerenciador de Tags possui um excelente modo de Pré-visualização e Depuração que permite validar o código antes de publicar.
O que é o Gerenciador de Tags do Google?
Se você der uma olhada mais de perto no termo “Gerenciador de Tags do Google”, você pode adivinhar sobre o que se trata. É uma ferramenta desenvolvida pelo Google para gerenciar suas tags. Mas então a próxima pergunta surge: O que é uma tag? Uma tag é um pedaço de código. Há um monte de ferramentas de análise e marketing lá que funcionam com código JavaScript. Por exemplo, o código de rastreamento do Google Analytics – um que você adiciona em seu site para rastreá-lo com o Google analytics – é um código JavaScript.
Você já teve que esperar por um desenvolvedor para adicionar um pedaço de JavaScript ao seu site? Ou para testar se esse código não está prejudicando seu site? Então você sabe o quão valioso o tempo pode ser. Com o Gerenciamento de Tags do Google você mesmo pode adicionar esses pedaços de JavaScript ou tags. O Gerenciador de Tags do Google também possui a habilidade de testar se você implementou a tag corretamente.
Executar todas as tags pelo Gerenciador de Tags do Google tem duas grandes vantagens. A primeira de todas, você terá uma visão geral das tags que você tem adicionadas. Em segundo lugar, você está em total controle para medir os efeitos de seus esforços de marketing.
Para que você pode usar?
Como o Gerenciador de Tags do Google permite que você adicione JavaScript ao seu site, você pode usá-lo para uma grade variedade de coisas. Você pode usar para obter mais informações sobre o comportamento dos visitantes do seu site – ‘eventos’, como o clique em um botão – mas também para obter tags de ferramentas de terceiros em seu site. Isso vai mesmo ajudar você a adicionar dados estruturados em suas páginas!
Google Analytics e Gerenciador de Tags
Uma das tags mais usadas que pode ser gerenciada no Gerenciador de Tags do Google é a tag do Google Analytics. Não apenas você pode adicionar o código de rastreamento do Google Analytics, você pode usar o Gerenciador de Tags do Google para criar, por exemplo, dimensões customizadas, eventos ou grupos de conteúdo. Isso significa que você pode rastrear se as pessoas clicaram em seus botões, se elas rolam pra baixo para certo ponto em sua página, se eles veem seus vídeos e assim por diante. Todas as coisas legais que você pode fazer com os eventos do Google Analytics, você pode agora gerenciar no Gerenciador de Tags do Google. E você não precisa de um desenvolvedor para isso!
Outras Ferramentas de Terceiros
O Gerenciador de Tags do Google suporta muitas tags de terceiros como: Adwords, Adobe Analytics, Bing ads, Hotjar, Crazyegg e assim por diante. Você pode achar a lista completa no fórum de suporte do Gerenciador de Tags do Google. Você pode usar tags do Hotjar para finalmente ter esse heatmaps (mapas de calor) – uma representação visual de onde as pessoas clicam em seu site – que você sempre quis ter. Ou executar pesquisas e testes A/B em seu site. Obter dados como esses pode ajudá-lo a trazer sua taxa de conversão para o próximo nível.
Gerenciador de Tags do Google e dados estruturados
Você também pode usar Gerenciador de Tags do Google para implementar dados estruturados em seu site. Dados estruturados são informações extras em um formato específico que você adiciona em sua página. O Google pode mostrar essas informações nos resultamos de buscas, o que fará mais pessoas clicarem em seus resultados e se envolvam com sua página.
Onde encontrar o Gerenciador de Tags do Google?
As ferramentas do Google são onipresentes. Se você visitar: google.com/analytics/ você pode achar todas as ferramentas que o Google desenvolve para ajudar você com sua estratégia de marketing. Além do Google Analytics, aqui há ferramentas para ajudá-lo a aumentar a conversão ou realizar pesquisas de clientes. E, claro, há também o Gerenciador de Tags do Google. Você pode se inscrever gratuitamente! Espere! Você disse gratuitamente? Sim, Grátis!! Então o que você está esperado?
Depois de você se inscrever, você pode criar uma conta para seu website, seu aplicativo para IOS ou Android ou suas Páginas AMP:
Forneça o URL do seu site como o nome do contêiner e selecione web – se você procura implementar em seu site. Depois de você ter criado esse contêiner, o Gerenciador de Tags do Google solicitará que você adicione um pedaço de código nas tags <head> e <body> da página. Eu prometo que esta é uma das poucas etapas onde você precisará de um desenvolvedor.
Por sorte, se você estiver usando o WordPress, pode adicionar facilmente o código do Gerenciador usando um plugin chamado DuracellTomi’s Google Tag Manager for WordPress. Por favor, note que você só precisa usar o código GTM-XXXX.
Se você está usando outro CMS, confira o guia de instalação rápida para obter mais informações sobre como começar.
Depois de você ter inserido o código do Gerenciador de Tags em suas páginas, você está preparado para criar seus próprios Tags. Isso pode ser feito em um chamado espaço de trabalho que se parece com isso:
Então agora você está pronto para adicionar essas Tags em seu site.
E agora?
Nós faremos mais publicações sobre o Gerenciador de Tags do Google em breve. Nós explicaremos na prática coisas como: Como criar variáveis, gatilhos e Tags, e como implementar dados estruturado com ele. Vamos também ajudá-lo a entender como combinar o Gerenciador de Tags do Google com o Google Analytics para usa-los em todas suas extensões. Então continue ligado!