O Que é o Sylloge?
O Sylloge é mais que um banco de dados para museus. Trata-se de um software para gerenciamento de acervos museológicos. Como sabemos, o museu tem no seu acervo uma das suas mais importantes responsabilidades. Manter essas informações sempre atualizadas é desafiador e foi pensando nisso que a Tríscele desenvolveu o Sylloge.
Sylloge é um software para o gerenciamento de acervo museológico que preserva as informações em uma plataforma online de modo personalizado, eficiente e seguro; é uma ferramenta de gestão, de catalogação e de informatização dos objetos do museu.
O Sylloge está disponível gratuitamente para os interessados que realizarem cadastro na plataforma.
Um Sistema de Catalogação e Gestão do Patrimônio Museológico, 100% Online.
Um sistema de banco de dados para museus é mais do que um Software Gerenciador de Acervos, é um sistema desenhado para atender com excelência cada detalhe do trabalho diário em um museu.
O Sylloge tem sido desenvolvido pela equipe técnica da Tríscele, constituída por museólogos e profissionais de TI. dentre as suas principais características podemos destacar:
- Escalabilidade: a plataforma acompanha o aumento do seu acervo e das suas informações.
- Confiabilidade: trata-se de um software baseado na nuvem, com interface online e armazenamento de dados nos servidores da Tríscele.
- Usuários Ilimitados: permite que o museu tenha uma equipe de usuários.
- Anexos Grandes: possibilidade de anexar informações com bastante volumetria.
- Diferentes Anexos: o software permite anexar arquivos em diferentes formatos.
- Fichas Personalizadas: a instituição tem liberdade para definir os campos da sua ficha de documentação, sem custo nenhum.
- Segurança: temos os mais elevados índices de segurança, desde login criptografado, antivírus e rotina de backups.
- Busca Avançada: sistema com algoritmos de busca interna otimizado.
- Baixo Custo: além do plano básico gratuito, nossos planos pagos são até 10x menores que dos concorrentes.
- Exclusividade: O Sylloge possui ferramentas exclusivas, porque é pensado pro museólogos e desenvolvido por profissionais altamente capacitados.
Como Faço Para Começar a Usar o Sylloge?
Antes de tudo, o museu precisa pensar na sua própria Documentação Museológica. E dois passos importantes precisam ser dados pela instituição:
- Realizar o Diagnóstico e Levantamento de Acervos: O Levantamento de Acervo é um importante instrumento de planejamento, que tem como objetivo analisar e organizar as informações relativas aos acervos museológicos, identificando as necessidades do museu em relação às suas coleções.
- Estabelecer um Sistema de Numeração: A adoção de um Sistema de Numeração permite a contagem de todos os objetos que compõem o acervo do museu. É, portanto, o primeiro reconhecimento detalhado dos objetos, resultando no número exato de itens.
Após essas etapas, o museu terá mais conhecimento do seu acervo, entendendo que importantes etapas da Documentação Museológica já foram dadas, mas que somente elas não asseguram que todas as informações estejam atualizadas.
É nesse momento que sugerimos a adoção do Sylloge! Por meio dele é que a instituição começará a desenvolver as demais convenções que fazem parte da Documentação Museológica, como as Fichas de Registro e o Livro de Inventário Museológico.