Quando pensamos em recursos para um Projeto Cultural a primeira coisa que queremos saber é onde captá-los, tirando o projeto do campo das ideias. Saber onde captar os recursos para um projeto cultural é uma importante fase do planejamento. Todavia, mais que apenas saber quanto um projeto custará é necessário a discriminação detalhada de todo o escopo financeiro do projeto, prevendo todos os seus recursos.
O primeiro passo para captar os recursos de um Projeto Cultural é saber elaborar um bom projeto! Antes de tudo, ao se elaborar um projeto cultural é preciso identificar nele a justificativa da sua pertinência, demanda, oportunidade e da democratização cultural, pois esses são pontos importantes que serão observados pelos avaliadores e futuros patrocinadores.
O que é um Projeto?
Um projeto é um conjunto de ações planejadas do que se pretende executar, com objetivos claros e exequíveis.
Um projeto não deve ser confundido apenas com um conjunto de intenções, ideias ou planos colocados no papel, ainda que de forma ordenada. Trata-se de um instrumento técnico e estratégico, com características próprias, independentemente de tamanho, complexidade ou duração.
São características de um projeto:
- Temporalidade: um projeto pressupõe um início, meio e fim, isto é, não há projeto por tempo indeterminado, ilimitado ou inespecífico.
- Objetividade: um projeto deve ter bem claro seu objetivo específico, concreto e viável.
- Delimitação de Recursos: os recursos humanos, financeiros e matérias devem estar previamente definidos e mensurados no escopo do projeto, em função do tipo do projeto que será desenvolvido e das necessidades para se alcançar os seus objetivos.
- Exequibilidade: um projeto requer uma estrutura administrativa própria e deverão ser planejados, executados e geridos com autonomia.
O que é um Projeto Cultural?
Um projeto cultural possui como eixo central a cultura e as artes, quaisquer que sejam as linguagens artísticas.
Como qualquer projeto, o projeto cultural é um planejamento técnico, estratégico e de comunicação de algo que se pretende executar. Um projeto cultural tem como resultado o desenvolvimento de um produto cultural, aí incluídos os serviços, as ações e os resultados culturais.
O projeto cultural não pode se tornar uma leitura cansativa, subjetiva e com pormenores excessivos e desnecessários. Uma das características mais positivas num projeto cultural é a sua brevidade, ou seja, ele deve ser sucinto, articulado e coerente.
Como Elaborar um Projeto Cultural?
Não existe um modelo padronizado para a elaboração de um projeto cultural. Apesar de haver diversas formas para se construí-lo, são elementos básicos de um projeto cultural:
- Apresentação
- Objetivo
- Justificativa
- Público-alvo
- Equipe
- Etapas de trabalho
- Cronograma de atividades
- Orçamento
- Plano de divulgação/comercialização
- Plano de distribuição
- Plano de contrapartida
Ebook: Como Elaborar um Projeto Cultural
A equipe da Tríscele desenvolveu um e-book para você se motivar e também escrever o seu projeto.
Este e-book foi criado para proporcionar a você uma compreensão mais detalhada sobre a estrutura de um Projeto Cultural, ajudando-o na elaboração do seu próprio projeto.
Clique na imagem abaixo para fazer o download do seu e-book e comece hoje mesmo a escrever o seu!
O objetivo deste livro era apresentar cada uma das etapas que estruturam um projeto cultural. A partir de cada uma dessas etapas, temos a certeza de que você terá total condições de elaborar o seu projeto cultural.
Esperamos que este e-book sirva como um guia na elaboração do seu Projeto Cultural. Se isso acontecer, o nosso objetivo terá sido atingido.
Como Planejar os Recursos do Meu Projeto Cultural?
O Projeto Cultural deve conter um Plano Financeiro apresentando todas as despesas necessárias para que ele seja executado. O orçamento deverá ter uma estrutura lógica e ser coerente com as necessidades do projeto e com os valores de mercado.
É importante trabalharmos com uma estimativa orçamentária, sobretudo por causa da lacuna temporal que normalmente existe entre a finalização do orçamento e o início da execução do projeto. Também é importante o orçamento ter valores adequados e reais do mercado cultural.
É importante detalharmos os orçamentos de um projeto cultural da seguinte maneira:
- Descrição: é a descrição do item de despesa
- Unidade: é a unidade de medida do item de despesa (em hora, dia, mês, semana, cachê, km, serviço, verba, etc.)
- Quantidade: é a quantidade de unidades que utilizaremos no item de despesa
- Ocorrência: é a quantidade de vezes que iremos precisar deste mesmo item de despesa
- Valor unitário: é preço unitário do item de despesa
- Valor total: é o cálculo do valor unitário multiplicado pela quantidade de unidades e pelo número de ocorrências
Como Captar os Recursos do seu Projeto Cultural?
Nesse outro artigo já escrevemos sobre as formas de captação de recursos para projetos culturais.
Para a execução de projetos culturais existem, em nível federal, três alternativas por meio de recursos públicos, para a prospecção dessas verbas:
- Por meio de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), via Ministério da Cultura e suas autarquias;
- Por meio de Emendas Parlamentares, via deputados federais e senadores brasileiros;
- Por meio de Renúncia Fiscal (Lei 8.313/91), conhecida por Lei Rouanet, que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura.
A Tríscele atua com uma equipe apta para a elaboração desses projetos, preenchendo com profissionalismo e acuidade a todos os itens que são cobrados nesses tipos de documentos, além de dispor dos seus profissionais e de seus respectivos currículos para atuarem no desenvolvimento deles.
Estamos atentos aos principais editais de fomento e financiamento para Projetos Culturais e a nossa equipe de profissionais se capacita constantemente. Entre em contato e tenha o seu projeto elaborado, submetido e aprovado, requisitos preliminares para que o mesmo esteja habilitado para a fase de captação de recursos.
Fale Conosco Agora via WhatsApp
Traga a sua ideia para a gente; o restante nossa equipe cuidará para você!
Sou produtor cultural com ênfase na área musical. Minha formação é em Arquitetura e Urbanismo mas entrei nesta área musical como cenógrafo. 2 anos depois, já fiz parte da equipe de produção e na condução da direção de palco e bastidores, coordenando todo o transcorrer do espetáculo. Passei a criar meus musicais junto com um experiente cantor, maestro e arranjador musical. Sou bastante versátil na criação de temas e desenvolvo a história e os roteiros. Coordeno também repertório, a sequência do mesmo, a cenografia (minha), cenotécnicos, coreografia, bailarinos, figurinista, figurinos, iluminação e equipe técnica do teatro incluindo os contra-regras, Tenho vários projetos de musicais que variam de médios a grandes produções e grandes eventos culturais. Gostaria de viabilizá-los.
Olá, Sérgio! Tudo Bem?
Obrigado por deixar o seu recado. A Tríscele tem atuado com Projetos Culturais, auxiliando na elaboração e na execução deles. Encaminharemos um email para que você possa nos responder mais algumas questões!